Orquestração de Marketing

A orquestração de marketing é uma série de ações coordenadas que resultam em ótimas experiências para seus clientes. Para saber quais são os benefícios dessa estratégia e como fazê-la na prática, continue a leitura deste artigo!

Marketing Digital é um campo de atuação cada vez mais dinâmico, envolvendo diversos canais e formas de interação com o consumidor.

Em um cenário em constantes mudanças, novas tendências, redes sociais e demandas surgem todos os dias. Isso transforma os diversos departamentos de uma empresa, uma vez que devem trabalhar alinhados e organizados.

É como uma orquestra. Mesmo que cada músico toque um instrumento com um som diferente, o resultado deve ser harmonioso. O maestro, gesticulando na frente dos músicos, organiza a equipe e produz um resultado que encanta o público. Essa é a ideia por trás da orquestração de marketing.

Relativamente novo no mundo comercial, esse termo se refere a um conjunto de táticas que já estão sendo utilizadas por várias empresas para gerar melhores resultados.

O que é orquestração de marketing?

A orquestração de marketing é uma prática geralmente implementada em estratégias de marketing baseadas em contas, uma vez que a ideia é focar um cliente potencial já conhecido.

Acessando informações sobre suas preferências, necessidades e padrões de comportamento, é mais fácil chegar ao consumidor com a mensagem certa e levá-lo mais longe no funil de vendas.

No entanto, essa prática não se limita ao lançamento de campanhas personalizadas. Mais do que isso, envolve uma série de interações entre canais. Quando colocado em um contexto geral, ele proporciona ao consumidor uma experiência única e personalizada, abrindo caminho para a conversão.

Essa série de interações deve ser planejada, considerando as características da buyer persona e os objetivos da empresa. Afinal, você pode orquestrar ações para converter novos clientes, mas também pode empregá-las para conquistar renovações de contratos e vendas adicionais.

Outro ponto relevante na orquestração de marketing é como você coleta e utiliza os dados do usuário. Eles são essenciais para definir o seu alvo com precisão e entregar as informações que você precisa para criar uma experiência de usuário responsiva, ágil, eficiente e agradável.

Quando colocada no contexto do marketing baseado em dados, a orquestração também pode se referir à organização do banco de dados. Todos os dados precisam ser centralizados em uma plataforma e bem segmentados para serem usados ​​com eficiência.

Além disso, devem estar disponíveis para todos os departamentos que possam necessitar deles.

Nesse cenário, é importante ter uma equipe capaz de entender e analisar essas informações. Você também deve oferecer as ferramentas necessárias para otimizar o processo de visualização de dados.

Quais são os benefícios de usar essa estratégia?

O principal benefício de usar essa estratégia é aprimorar a organização de suas ações. Afinal, a orquestração de marketing abrange atividades previamente definidas, que interagem entre si e contribuem para um resultado positivo. Assim, é mais fácil desenvolver e acompanhar diferentes campanhas.

O uso de múltiplos canais também permite coletar dados do usuário com maior facilidade e quantidade.

Por exemplo, imagine que você está realizando uma campanha de email marketing. Em uma das mensagens, um link direciona a pessoa para o seu perfil no Instagram. Se o conteúdo tiver qualidade, você pode ganhar mais um seguidor engajado.

A produção de conteúdo, é claro, também deve ser orquestrada. É essencial usar ferramentas eficientes para produzir, programar e publicar materiais em seus diferentes canais.

O objetivo é manter a frequência das publicações e preservar a relevância do seu blog e redes sociais. Assim, você pode planejar o momento perfeito para lançar suas ações e encantar a buyer persona.

Toda essa sincronia entre os departamentos responsáveis ​​pela coleta de dados, produção de conteúdo para as diferentes redes, realização de contatos comerciais e foco na satisfação do consumidor culmina na fidelização do cliente.

Isso permite que você crie promotores de marca leais. O que isso quer dizer? Um poderoso alcance orgânico e um grande aumento no brand awareness.

Como a orquestração de marketing funciona na prática?

Você já conhece os benefícios da orquestração de marketing e sabe que o termo se refere a uma série de interações que contribuem para o mesmo fim.

Porém, como tudo isso acontece na prática? Bom, uma estratégia com essa abordagem funciona em um sistema de processos, cada um representando uma série de ações que visam atingir um objetivo de negócio.

Ao orquestrar os processos, você pode se orientar de acordo com 5 categorias:

  • intenção e engajamento;
  • MQAs;
  • sacudir a árvore;
  • fechado e ganho;
  • fechado e perdido.

É importante ressaltar que todos os processos podem envolver tanto elementos automatizados quanto manuais. A seguir, falaremos sobre como funciona cada uma das categorias acima.

Processo de intenção e engajamento

Quando alguém interage com seu conteúdo, demonstra a intenção de estabelecer algum relacionamento com sua marca. Então, cabe a você orquestrar o processo necessário para transformar esse engajamento em um processo em conversão.

Processo de MQAs

MQAs, ou leads qualificados de marketing, são clientes em potencial que estão prontos para serem direcionados à equipe de vendas. Esses leads demonstraram grande interesse em fechar um negócio. Portanto, eles são muito valiosos e devem ser tratados com atenção.

Um processo de MQA organiza uma série de ações executadas para manter o engajamento dos MQAs, mesmo antes de a equipe comercial se aproximar deles. Dessa forma, você demonstra preocupação com a experiência e aumenta as chances de conversão.

Processo de sacudir a árvore

Algum de seus clientes em potencial foi ativado por sua equipe de vendas e ainda não adquiriu o seu produto ou serviço? Você precisa resgatá-lo! Você pode fazer isso adicionando o lead a uma lista de discussão destinada a recuperar oportunidades perdidas, por exemplo.

Claro que nem todas as pessoas envolvidas nessa ação vão voltar e se engajar com a sua marca, mas, com certeza, você poderá recuperar pelo menos alguns frutos.

Processo fechado e ganho

Conquistar um cliente não é o objetivo final de uma estratégia de orquestração de marketing. É preciso engajar para torná-lo um cliente fiel e, quem sabe, até virar um promotor da marca. Assim, mesmo ao fechar um negócio, você pode implantar um processo fechado e ganho.

A ideia é simplesmente oferecer ainda mais valor ao consumidor, tornando sua experiência mais completa e memorável.

Processo fechado e perdido

Por fim, temos o processo fechado e perdido, que envolve remarketing para leads que, após consideração séria, optaram por não fechar o negócio.

Após respeitar um período sem interação, a ideia é continuar nutrindo-os com conteúdos e anúncios relevantes.

Assim, se algo mudar na situação do consumidor e ele decidir que precisa de um produto ou serviço como o seu, a sua marca estará no topo de sua mente.

Com a orquestração de marketing, você pode oferecer experiências completas e personalizadas aos seus clientes. Dessa forma, além de gerar maior alcance e precisão em suas campanhas, você conquistará um público fiel e engajado.


Fonte: https://rockcontent.com/br/blog/orquestracao-de-marketing