Como ter ideias de negócios e começar a empreender?

Essa é uma das perguntas mais comuns entre aqueles que se interessam por empreender. Dizem que querem empreender, porém, não sabem como e não sabem por onde começar.

Pessoalmente, vejo três caminhos possíveis para quem quer empreender, mas ainda não sabe com o quê.

O primeiro caminho é copiando um negócio que já existe. O chamado copycat.

Muitos negócios nascem assim. No Brasil, em particular, a quantidade de negócios que nascem como cópias de similares que existem no exterior é impressionante.

Esse caminho permite replicar modelos já provados, o que facilita um pouco o processo. Porém, também tem seus problemas: você está replicando a ideia de outra pessoa, e, a menos que consiga adicionar o seu próprio diferencial nela, jamais será o melhor.

O segundo modo de ter uma ideia para empreender é se tornar sócio de algum negócio.

Nem sempre você precisa ser a pessoa que teve a ideia. Muitas vezes, se associar a outra pessoa e trabalhar para construir algo, juntos, é a escolha correta.

Ao ser um cofundador do negócio, presente na operação e no dia a dia, você é tão empreendedor quanto a pessoa que teve a ideia.

Por fim, a terceira forma de ter uma ideia de negócio é começar a empreender e resolver algum problema que afeta você ou uma pessoa próxima.

Algumas das maiores empresas do mundo nasceram do chamado “User innovation”. São pessoas que criaram produtos para resolver os próprios problemas e descobriram que aquela dor (problema) era compartilhada por outras pessoas, o que embasa o novo negócio.

Casos como Dropbox, Evernote – e acredite ou não, a SpaceX – surgiram justamente por uma necessidade dos seus founders e só depois se tornaram produtos dedicados a atender um mercado.

Ao criar um produto capaz de atender a uma dor própria, você consegue entender muito melhor o processo de criação de algo realmente útil que vai gerar valor para as pessoas.


Fonte: Chaves Silva, João Vitor. 101 Perguntas e Respostas para o Empreendedor Iniciante: Conceitos, reflexões e recomendações para começar um negócio digital . Edição do Kindle.