Inovação nem sempre requer Criatividade

Criatividade é a capacidade de gerar ideias novas e inusitadas. Inovação é a capacidade de aplicar ideias, mesmo que elas tenham sido geradas por outros.

Por isso, a criatividade é associada a indivíduos, enquanto a inovação é associada a organizações. Países pouco criativos podem ser muito inovadores. Se somos tão criativos, poderíamos usar essa competência como base para nos tornarmos mais inovadores.

É a intuição a habilidade mental responsável por ideias inusitadas, padrões entre coisas desconexas e imagens mentais simbólicas.

Defino a intuição como um sistema alternativo de pensamento espontâneo, não intencional e nem consciente, que depende de alumbramentos (insights) para se tornar consciente.

Para recuperar a criatividade, tão evidente em crianças, precisamos de algumas condições: relaxamento físico e mental; atividade mental consciente atenuada; consciência passiva e receptiva; e liberdade de pensamento (livre de preocupações, convicções e paradigmas).


Fonte: Sabbag, Paulo Yazigi (2019-05-21T22:58:59). Inovação, Estratégia, Empreendedorismo e Crise . Alta Books. Edição do Kindle.