Como nasce o empreendedor?

Como nasce o empreendedor?

Um estudo recente, realizado pelo Barclays Bank, da Inglaterra, em parceria com o Centro de Psicometria da Universidade de Cambridge, uma das mais renomadas instituições de educação superior do mundo, mapeou o perfil psicológico do empreendedor e como ele tira o projeto do papel. O levantamento ouviu e analisou mais de 2 mil pessoas, entre empresários e empregados, na Alemanha, em Cingapura, no Reino Unido e nos Estados Unidos.

Eles decidiram investigar a mente dos empreendedores por acreditar que esses empresários são colaboradores cada vez mais importantes no desenvolvimento econômico e no progresso social. Estão aí mais dois bons motivos para você começar seu negócio.

Bem, os pesquisadores perceberam que, na maioria das vezes, a imagem do empreendedor não é retratada com fidelidade. Há muito “achismo” e pouco rigor científico.

Segundo os autores do levantamento, os empreendedores não podem ser tratados como um grupo homogêneo e, por isso, tornou-se relevante compreender as diferenças individuais no comportamento empresarial. E eles encontraram muitas delas e separaram os empreendedores em dois grandes grupos (A e B).

No grupo A, os empreendedores são definidos como artísticos, organizados, altamente competitivos, emocionalmente estáveis, nem extrovertidos nem introvertidos. É um perfil observado em posições de liderança. Já o empreendedor do tipo B é mais tradicional ou conservador, emocional, espontâneo e mais focado no trabalho em equipe.

O cotejamento realizado pelos estudiosos mostrou bem as diferenças dos empreendedores, no entanto, também conseguiu identificar os aspectos que mais distinguem os empreendedores daqueles que trabalham como funcionários numa companhia.

São eles:

  • Necessidade de autonomia;
  • Autoeficacia;
  • Motivação para realizar.

#empreendedorismo #inovação #inovaçãoaberta
#startup #hubvirtual #hubdeinovação
#ecossistemaempreendedor #incubação #aceleração
#mentoria #palestra #educação
#ecossistemasempreendedores #aconselhamento #openinnovation #venturecapital #venturesbuilder