Os erros mais comuns

José, como o chamarei para preservar sua identidade, disparava mil palavras por minuto. Fazia todos os cursos possíveis. Se a esposa não o impedisse, passava as noites em claro atrás de informações. Sua sede por conhecimento se mostrava admirável.

José acreditava, porém, numa mentira que a maioria dos empreendedores aceita. Denomino-a “Complexo de Cinderela”, pois quem é afetado por ela crê na possibilidade de alguém, um dia, entrar na sua vida e mudá-la completamente.

O empreendedor com esses sintomas pensa que um investidor chegará com um cheque rechonchudo para lhe entregar e, em consequência do sucesso futuro, aparecerá numa revista conceituada como modelo de empreendedor. Quem sabe não planeja uma viagem para Maranello, na Itália, para encomendar uma Ferrari?

Se pensa que isso acontecerá com você, atenção: o sinal está amarelo. Reprograme todo o seu conceito de negócio. Neste mundo, você precisa mergulhar de cabeça para, quem sabe um dia, poder dirigir uma Ferrari por dez minutos, quando lhe sobrar tempo. Caso contrário, ficará estacionado na pista pensando em como decolar.

Quanto a José, de vez em quando nos encontramos. É sempre uma reunião bacana, até porque ele é um homem de muito valor e conhecimento. No entanto, verdade seja dita, ele ficará preso no campo da especulação enquanto não mudar sua conduta!

#empreendedorismo #inovação #inovaçãoaberta
#startup #hubvirtual #hubdeinovação
#ecossistemaempreendedor #incubação #aceleração
#mentoria #palestra #educação
#ecossistemasempreendedores #aconselhamento #openinnovation #venturecapital #venturesbuilder