Atingir metas

Você sabe como atingir metas usando cinco passos fundamentais?

1. Assuma o controle e descubra o que você deseja

Não deixe que as pessoas determinem o que você precisa fazer: é você quem tem de definir o tipo de vida que quer. Se você estabelecer objetivos que não são seus, certamente não vai realizá-los e ainda ficar frustrado por isso. Estabeleça metas relevantes para você!

2. Defina no máximo cinco metas específicas e atingíveis

Além de relevantes, suas metas precisam ser específicas e realmente atingíveis. Isso significa que você precisa determinar metas mensuráveis – por exemplo, quero emagrecer 5 kg, preciso faturar R$100 mil. Você também não pode mirar em algo impossível, como triplicar o seu faturamento em um mês, porque isso só trará frustrações e te levará a abandonar o percurso para atingir essa meta.

3. Organize o seu tempo

Tente administrar o seu tempo de modo que você consiga estabelecer períodos na sua agenda para se dedicar às suas metas. Se você não fizer isso, dificilmente vai conseguir alcançar o que deseja. Para correr uma maratona, você vai precisar reservar algumas horas da sua semana para treinar, não é mesmo?

4. Coloque as metas no papel

As suas cinco metas devem estar visíveis para que todos os dias você olhe para elas. Isso fará com que você tenha um comprometimento maior em relação ao que almeja. Em um pedaço de papel ou no seu aparelho celular, coloque uma imagem que represente cada meta, a sua descrição e o prazo para a realização de cada uma delas.

5. Escolha os guardiões das suas metas

Utilizando o chamado “sistema de suporte para a vontade”, você precisa criar mecanismos e processos para dar o apoio necessário para você chegar onde quer. E uma forma de fazer isso é definindo um guardião para as suas metas.

É muito simples. Escolha uma pessoa próxima, em quem você confia, para contar quais são as suas metas. E, a partir disso, faça dela a responsável por cobrar de você a realização de seus projetos.

Acredite: isso vai ajudar muito a evitar que você comece algo e depois não termine – como é muito comum acontecer com todo mundo. Por isso, envolva a família, amigos e colegas nesta trajetória e torne essas pessoas seus maiores motivadores.