Dicionário de Startups

Você está por dentro do dicionário de Startups? Muitos termos técnicos são usados no mercado e você precisa estar por dentro!

Aceleradora

O próprio nome sugere o propósito principal das aceleradoras. Basicamente, elas visam dar todo a mentoria necessária durante certo período para que startups cresçam mais rapidamente. Esse processo pode ser governamental ou financiado por empresas privadas e não necessariamente inclui investimento financeiro, mas também mentorias e empréstimo de infra-estrutura.

Angels

Os chamados “angels” nada mais são do que investidores que apostam em grandes ideias que ainda não são negócios formados. Muitas das vezes elas nem foram tiradas do papel. É difícil generalizar suas intenções, mas essa estratégia funciona como uma aplicação financeira de alto risco, que se der certo, pode valer muito mais.

Angel Round

Esse é o momento, como a própria tradução sugere, em que ocorre a captação de recursos do investidor pela startup.

Aporte

Diz respeito a qualquer apoio dado às startups e pode ser tanto financeiro como um mentoria e compartilhamento de experiência.

Bootstrapping

É o período que uma empresa iniciante consegue caminhar e gerar valor apenas com investimentos próprios. Geralmente essa é uma opção tomada por empreendedores que possuem certa experiência e querem aproveitar o máximo que podem de sua liberdade para modelar seu negócio.

Além do mais, quando mais o empresário consegue caminhar pelas próprias pernas, maiores as chances de receber investimentos mais significativos quando for necessário algum aporte.

Break-even

A tradução em português quer dizer ponto de equilíbrio. Ele é um dos principais indicadores financeiros de um negócio. Na prática, indica que as receitas e as despesas correspondem ao mesmo valor. Em um planejamento, o break-even aponta a partir de que etapa sua startup vai começar a dar lucro.

Burn Rate

Com os recursos dispostos em caixa, quanto tempo sua empresa pode sobreviver? A resposta a essa pergunta corresponde ao burn rate da sua empresa. Ela é importante para calcular a sustentabilidade de seu negócio.

Business Model Canvas

Método criado por Alexander Osterwalder como uma alternativa para realizar e gerenciar um plano estratégico de forma mais direta e ilustrativa. O Canvas é um quadro que pode ser desenhado em um papel apenas e que resume de forma objetiva todas as etapas necessárias para se fechar o ciclo criativo de uma ideia de negócio.

Business Plan

Na tradução literal significa “plano de negócios”. Esse documento por muitas vezes se tornou obrigatório no momento de buscar investidores. Isto porque ele descreve detalhadamente a ideia de negócio, contento pontos como objetivos da empresa, análise de recursos, plano financeiro etc.

Cap Table

Uma cap table é uma tabela em que são listados todos os acionistas de uma empresa. Essa ferramenta é muito importante, pois contribui para a organização da participação de cada sócio.

Capital de Giro

Uma boa gestão do capital de giro pode definir a longevidade de seu negócio. Ele nada mais é do que o dinheiro necessário para que se reinicie um ciclo de compra e venda. Toda produção precisa conseguir retorno suficiente para pagar as despesas e reinvestir em novos produtos.

Captação de Recursos

Para manter um negócio, é necessário haver captação de recursos, isto é, levantar investimento. Isso pode ser feito em bancos, investidores, fundos de investimentos etc.

Core Business

Na tradução, “core business” significa “negócio principal” e essa expressão é usada para se referir à razão de existir de um empreendimento.

Customer Development

Essa cultura acredita que a validação de uma ideia deve ser feita pelos consumidores o quanto antes. Ela está bastante alinhada com o conceito de Lean Startup, que acredita que o erro é inerente ao desenvolvimento e por isso se torna mais vantajoso errar cedo para corrigir rapidamente.

Design Thinking

É uma técnica que tem sido bastante aplicada no processo de inovação. O principal objetivo é entender os problemas de forma mais ampla, sendo capaz de construir soluções que integram diferentes áreas.

Early Stage

Early Stage (estágio inicial) são empresas novas, de até três anos.

Elevator Pitch

É uma técnica que propõe a apresentação de uma ideia de forma objetiva e direta. Ela geralmente deve durar cerca de 30 segundos, o tempo suficiente para contá-la em um elevador.

Empreendedorismo Social

Empreender sem fins lucrativos, mas em prol de causas sociais e/ou ambientais. O empreendedorismo social é uma saída sustentável para impactar pessoas e mobilizar causas que realmente transformam a sociedade.

Equity

Quando sua startup alcançar a “equity“, significa que ela alcançou estabilidade e pode ter o capital aberto.

Escalabilidade

Essa é uma das características principais do conceito de startup. Dizer que ela tem escalabilidade é o mesmo que possuir capacidade de entregar o mesmo produto para um grande público.